A origem de Prados remonta à descoberta de ouro no vale do Rio das Mortes, que também motivou a ocupação de São João del-Rei e Tiradentes. O município sempre integrou a rota dos visitantes que transitam pelo circuito turístico Trilha dos Inconfidentes. O centro histórico da cidade de origem setecentista mantém igrejas e casarões bem conservados, valendo a pena ser percorrido, visitado e contemplado.

 

  O povoado que deu origem a Prados surgiu por volta de 1704, quando aqui chegaram dois irmãos bandeirantes, Manoel e Félix Mendes do Prado, partindo com sua comitiva de Taubaté, onde havia sido estabelecida uma Casa de Fundição na época. A notícia da abundância do ouro atraiu muitos paulistas para a região, tendo sido este o primeiro estímulo para formação do povoado e seu consequente crescimento. Entretanto, com o empobrecimento das minas e a escassez do ouro, outras atividades como a agricultura e a pecuária foram ganhando espaço na vida das pessoas que aqui viviam.

 

  Prados se destaca entre os municípios mineiros onde ocorreram fatos relevantes da História brasileira. Vale destacar que na cidade nasceu, viveu e morreu a única mulher que teve participação ativa no movimento da Conjuração Mineira, Hipólita Jacinta Teixeira de Melo (1748 – 1828). Era de sua propriedade a Fazendo Ponta do Morro que se tornou um ponto de reuniões do movimento devido a sua localização estratégica aos pés da Serra de São José. Estando bem próxima à Estrada Real, facilitava a comunicação entre os conjurados das cidades próximas e a capital da província, Vila Rica (atual Ouro Preto).

 

  Além de muita história, a cidade também evoca beleza e poesia guardadas em suas tortuosas e estreitas ruas.A pequena e charmosa Prados é mais conhecida como a “Cidade da Música”, por ter uma tradicional escola, A Lira Ceciliana, que ensina música de forma gratuita pra toda a população pradense há muitos anos. Também possui uma banda formada por músicos locais que se apresentam nas festas tradicionais da cidade.

 

  Atualmente o artesanato e as muitas lojas e ateliês presentes na cidade são um dos principais atrativos aos visitantes. O artesanato ocupa importante espaço na economia das famílias pradenses que trabalham de forma bastante particular o couro, a madeira e o ferro, principalmente, fazendo com que o artesanato produzido no local tenha destaque nacional e internacionalmente, a exemplo da renomada Família Julião.

 

BICHINHO

BICHINHO

ARTESANATO

ARTESANATO

SERRA SÃO JOSÉ

SERRA SÃO JOSÉ